Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

# FRASES

Última atualização em: Junho/2018
Blog: www.vanderleyac.blogspot.com
Facebook: www.facebook.com/vanderley.ac
E-mail: vanderleyac@hotmail.com

PROF. VANDERLEY - MATEMÁTICA
Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. (Cora Coralina)


===================================================================

FRASES DE PERSONALIDADES



Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. (Cora Coralina)

“Ninguém cruza nosso caminho por acaso e nós não entramos na vida de alguém sem nenhuma razão.” (Chico Xavier)

“Continuar aprendendo é a mais vital das competências que a educação deste século precisa desenvolver.” (Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, 2012, p.18)


“O ato de aprender, durante muito tempo significou simples memorização; depois seu sentido passou a incluir a compreensão e expressão do que fora ensinado; por último, envolveu algo mais: ganhar um modo de agir. Só aprendemos quando assimilamos uma coisa de tal jeito que, chegado o momento oportuno, sabemos agir de acordo com o aprendido. Não se aprendem apenas ideias ou fatos, mas também atitudes, ideais e senso crítico – desde que a escola disponha de condições para exercitá-los. Assim, uma criança só pode praticar a bondade em uma escola onde haja condições reais para desenvolver o sentimento. A nova psicologia da aprendizagem obriga a escola a se transformar num local onde se vive e não em um centro preparatório para a vida.” (Anísio Teixeira)


“Em todos os assuntos, o professor precisa ser um bom contador de histórias. Preparar uma aula será sempre arquitetar uma narrativa, tendo em vista a construção do significado das noções apresentadas. Para contar uma boa história, é necessário, no entanto, ganhar a atenção dos alunos, é preciso criar centros de interesse. É fundamental cultivar o bem mais valioso de que dispõe um professor na sala de aula: o interesse dos alunos.” (Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, 2012, p.45)

Quem não compreende um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação. (Mário Quintana)

“Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências e preparar os homens do futuro.” (Dom Pedro II)

“A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” (Nelson Mandela)

“A simplicidade é o último degrau da sabedoria.” (Khalil Gibran)

“Professores ideais são os que se fazem de pontes, que convidam os alunos a atravessarem, e depois, tendo facilitado a travessia, desmoronam-se com prazer, encorajando-os a criar suas próprias pontes.” (Nikos Kazantzakis)

“Como professores temos de acreditar na mudança, temos de saber que é possível, do contrário não estaríamos ensinando, pois a educação é um constante processo de modificação. Cada vez que você “ensina” alguma coisa a alguém, isto é ingerido, alguma coisa lhe acontece e surge um novo ser humano. Não consigo entender como é que as pessoas não estão simplesmente loucas para aprender, porque é a maior aventura do mundo, já que é o processo de transformação! Cada vez que aprendemos alguma coisa nova, nós nos tornamos uma coisa nova.” (Leo Buscaglia)

“Pois ser mestre é isso: ensinar a felicidade.” (Rubem Alves)

“Por que contar histórias? Histórias são o que o homem faz para dar sentido ao mundo.” (Joe Lambert)

O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis. (Fernando Pessoa)

"A curva mais bonita que a mulher tem no seu corpo é o seu sorriso." (Bob Marley)

O Saber a gente aprende com os mestres e com os livros. A Sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes. (Cora Coralina)

"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre." (Paulo Freire)

“Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.” (Paulo Freire)

"Não existe nada de completamente errado no mundo, mesmo um relógio parado, consegue estar certo duas vezes por dia." (Paulo Coelho)


"A prática de pensar a prática é a melhor maneira de pensar certo." (Paulo Freire)

"Ninguém é detentor absoluto do conhecimento. O conhecimento coletivo é maior que a soma dos conhecimentos individuais, além de ser qualitativamente diferente." (Currículo do Estado de São Paulo, 2011)

"Ninguém é detentor absoluto do conhecimento. O conhecimento coletivo é maior que a soma dos conhecimentos individuais, além de ser qualitativamente diferente. Esse é o ponto de partida para o trabalho colaborativo, para a formação de uma "comunidade aprendente", nova terminologia para um dos mais antigos ideais educativos. A vantagem hoje é que a tecnologia facilita a viabilização prática deste ideal." (Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, 2012, p.11)


“Há de se aprender a cooperar no processo e a competir pelo resultado. Cooperação e competição são, assim, como lâminas de uma mesma tesoura. Devem trabalhar juntas, ainda que em posições contrárias, para que se cumpra um objetivo.” (Lino de Macedo)

"A Matemática é tão fascinante, curiosa e inspiradora, que através dela nós desenvolvemos inúmeras habilidades, inclusive artísticas." (Prof. Vanderley AC)

"A Matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o Universo." (Galileu Galilei)

"Um matemático que não é também um pouco poeta nunca será um matemático completo."(Karl Weierstrass)

“Poesia: Texto que expressa nosso sentimento, nossa alma, nosso coração!” (Prof. Vanderley AC)

"Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente." (Clarice Lispector)

"Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se ensina e como se aprende." (César Coll)

"Enquanto houver um louco, um poeta e um amante haverá sonho, amor e fantasia. E enquanto houver sonho, amor e fantasia, haverá esperança." (William Shakespeare)

"Só conhecendo a forma como os alunos aprendem é possível ensinar." (Gérard Vergnaud)

“Uma das preocupações do professor de matemática deveria ser mostrar a naturalidade do exercício matemático. Na minha geração, quando a gente falava em matemática, era um negócio para deuses ou gênios. E com isso, quantas inteligências críticas, quantas curiosidades, quantos indagadores, quanta capacidade abstrativa perdemos.” (Paulo Freire)

"Ensinar não é apenas transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção." (Paulo Freire)

"A amizade não se busca, não se sonha, não se deseja, ela exerce-se: é uma virtude." (Simone Weil)

"Não é com palavras que sabemos se alguém gosta ou não de nós... É com atitudes." (Luiz Henrique Jacobucci)

"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher." (Cora Coralina)

"Não existe nada de completamente errado no mundo, mesmo um relógio parado, consegue estar certo duas vezes por dia." (Paulo Coelho)

"Tudo está organizado segundo os números e as formas matemáticas." (Pitágoras)

"Ler é registrar o mundo pela palavra." (Paulo Freire)

"O ofício de ensinar não é para aventureiros, é para Profissionais, homens e mulheres que, além dos conhecimentos na área dos conteúdos específicos e da educação, assumem a construção da liberdade e da cidadania do outro como condição mesma de realização de sua própria liberdade e cidadania. (Ildeu Moreira Coelho)

"Autonomia é a capacidade de tomar decisões em dois campos. No campo moral, refere-se a decidir entre o que é certo e errado. No campo intelectual, é decidir o que é verdadeiro e o que não é verdadeiro, levando em consideração fatos relevantes, independentemente de recompensa e punição." (Jean Piaget)

"A principal meta da Educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não somente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo o que a elas se propõe." (Jean Piaget)

"Estar no poder é como ser uma dama. Se tiver que lembrar às pessoas que você é, você não é." (Margareth Thatcher)

"Estamos todos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo." (Cora Coralina)

"Eu defino o futuro. Eu Ensino." (Christa McAuliffe)

"A certeza sempre me pareceu ignorância. Só os incultos têm tanta certeza. Ou melhor, os semicultos. Exatamente. Aqueles que sabem muito pouco e, do pouco que sabem, julgam que sabem muito. Saber muito é outra coisa. É saber que não se sabe. Humildade." (Gabriel Chalita)

"Eu gosto de olhos que sorriem, de gestos que se desculpam, de toques que sabem conversar e de silêncios que se declaram." (Machado de Assis)

"E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar? "(José Saramago)

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein)

"A imaginação é muito mais importante que o conhecimento." (Albert Einstein)

"Um raciocínio lógico leva você de A a B. A imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser." (Albert. Einstein)

"Me arrependo de coisas que disse, mas jamais do meu silêncio." (Xenócrates)

"Tudo vale a pena se a alma não é pequena." (Fernando Pessoa)

"A educação se divide em duas partes: educação das habilidades e educação das sensibilidades... Sem a educação das sensibilidades todas as habilidades são tolas e sem sentido." (Rubem Alves)

"O mundo não é, o mundo está sendo." (Paulo Freire)

"As qualidades e virtudes são construídas por nós no esforço que nos impomos para diminuir a distância entre o que dizemos e fazemos." (Paulo Freire)

"Se a educação não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire)

"Educadores não são feitos, educadores nascem." (Rubens Alves)

"As crianças e os filósofos – ambos têm algo em comum: fazer perguntas." (Rubem Alves)

"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas." (Rubem Alves)

"Para isso existem as escolas: Não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido." (Rubem Alves)

"Quem não muda sua maneira adulta de ver e sentir e não se torna como criança, jamais será sábio." (Rubem Alves)

"Os conhecimentos nos dão meios para viver. A sabedoria nos dá razões para viver." (Rubem Alves)

"Quem quer ajudar faz o que precisa ser feito e não somente o que gosta de fazer." (autor desconhecido)

"Bom mesmo é ter problema na cabeça, sorriso na boca e paz no coração." (Arnaldo Jabor)

"Não há nada mais inútil do que fazer as coisas sempre do mesmo jeito, esperando resultado diferente." (Albert Einstein)

"Se tivéssemos sido criados para falar mais do que ouvir, teríamos duas bocas e um ouvido." (Mark Twain)

"O professor tem a qualidade de fazer brotar duas idéias onde normalmente só brotaria uma." (Elbert Hubbard)

"O professor medíocre conta; o bom professor explica; o grande professor demonstra; o professor excepcional inspira. (William Arthur Ward)"

"O conhecimento - e não os olhos - é o verdadeiro órgão da visão." (Panchatantra)

"O papel de um líder é levar as pessoas de onde elas estão pra onde nunca estiveram." (Henry Kissinger)

"Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Pergunte sem querer a resposta como estou perguntando. Não se preocupe em “entender”. Viver ultrapassa todo o entendimento." (Clarice Lispector)

"Todo ponto de vista e a vista a partir de um ponto." (autor desconhecido)

"Existe aprendizagem sem ensino, mas não existe ensino sem aprendizagem." (autor desconhecido)

"Ler é registrar o mundo pela palavra." (Paulo Freire)

"Pedagogia: Conduzir a criança ao saber." (Paidós = Criança / Agodé = Condução)

"Pedagogo: Função de colocar a criança no “caminho do saber”.

"Andragogia: Conduzir o adulto ao saber."

"A maior covardia de um ser humano é despertar o amor de outro, sem ter a intenção de amá-lo." (Carlos Drummond de Andrade)

"De todas as coisas trazidas pela sabedoria para tornar a vida completamente feliz, a maior delas é ter um amigo." (Epicuro)

"Ninguém morre, as pessoas despertam do sonho da vida." (Raul Seixas)

"A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal." (Raul Seixas)

"Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade." (Raul Seixas)

"O meu egoísmo é tão egoísta que o auge do meu egoísmo é querer ajudar." (Raul Seixas)

"Comecei uma dieta: cortei a bebida e as comidas pesadas e em quatorze dias perdi duas semanas!" (Tim Maia)

"O que eu ouço, esqueço. O que eu vejo, lembro. O que eu faço, aprendo." (Confúcio)

"Se um dia você tiver que escolher entre o mundo e o amor... Lembre-se: Se escolher o mundo, ficará sem o amor, mas se escolher o amor, com ele conquistará o mundo!" (Albert Einstein)

"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe!" (Oscar Wilde)

"Qualquer tolo pode pintar um quadro, mas só um gênio consegue vendê-lo." (Samuel Butler)

"Amar é ser fiel a quem nos trai." (Nelson Rodrigues)

"Você não poderá resolver os problemas que tem hoje pensando da mesma maneira que você pensava quando os provocou..." (Albert Einstein)

"A cada minuto que ficamos zangados, perdemos sessenta segundos de felicidade." (Thomaz Overbury)

"A cada dia que vivo mais me convenço que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional!" (Carlos Drummond de Andrade)

===================================================================

     Mário Quintana 
     Nasceu em 30/07/1906 – Alegrete – RS
     Faleceu em 05/05/1994 


A alma é essa coisa que nos pergunta se a alma existe.

O segredo é não correr atrás das borboletas...

É cuidar do jardim para que elas venham até você.

Reflexão de Lavoisier ao descobrir que lhe haviam roubado a carteira: nada se perde, tudo muda de dono.

Sempre me senti isolado nessas reuniões sociais: o excesso de gente impede de ver as pessoas...

Não importa saber se a gente acredita em Deus: o importante é saber se Deus acredita na gente...

Esses que puxam conversa sobre se chove ou não chove – não poderão ir para o Céu!

Lá faz sempre bom tempo...

O ruim dos filmes de Far West é que os tiroteios acordam a gente no melhor do sono.

Se alguém te perguntar o que quiseste dizer com um poema, pergunta-lhe o que Deus quis dizer com este mundo...

O milagre
Dias maravilhosos em que os jornais vêm cheios de poesia e do lábio do amigo brotam palavras de eterno encanto. Dias mágicos em que os burgueses espiam, através das vidraças dos escritórios, a graça gratuita das nuvens.

Quem não compreende um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação.

Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia.

O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores.

Cada pessoa pensa como pode...

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.

O tempo é a insônia da eternidade.

O despertador é um acidente de tráfego de sono.

Sentir primeiro, pensar depois. Perdoar primeiro, julgar depois. Amar primeiro, educar depois. Esquecer primeiro, aprender depois. Libertar primeiro, ensinar depois. Alimentar primeiro, cantar depois. Possuir primeiro, contemplar depois. Agir primeiro, julgar depois. Navegar primeiro, aportar depois. Viver primeiro, morrer depois.

Das Utopias
Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos se não fora
A mágica presença das estrelas!

Poeminha do Contra 
Todos esses que aí estão atravancando meu caminho, Eles passarão... eu passarinho!

A Arte de Ser Bom
Sê bom. Mas ao coração. Prudência e cautela ajunta. Quem todo de mel se unta, os ursos o lamberão.

===================================================================

Albert Einstein
Nasceu em 14 de março de 1879 em Ulm, Wurttemberg, Alemanha.
Faleceu em 18 de abril de 1955, aos 76 anos, em Princeton, New Jersey, USA.
Morreu de insuficiência cardíaca.
Einstein foi cremado em Trenton, New Jersey.
Suas cinzas foram espargidas em lugar não revelado.

A educação é aquilo que permanece quando alguém esquece tudo o que aprendeu no colégio.

Se minha teoria da relatividade resultar exitosa, a Alemanha me reclamará como alemã, e França declarará que sou um cidadão do mundo. Se minha teoria resultar equivocada, a França dirá que sou alemão, e a Alemanha declarará que sou judeu.

Desde que os matemáticos invadiram a teoria da relatividade, eu mesmo não a entendo mais.

A mente humana tem que primeiro construir formas, independentemente, antes de poder encontrá-las nas coisas.

A ciência sem religião é aleijada; a religião sem ciência é cega.

Não se preocupem por suas dificuldades em matemática, lhes asseguro que as minhas são maiores.

O mais incompreensível sobre o mundo é que seja compreensível.

Uma bela dama, conhecendo o intelecto deste destacado cientista, lhe propôs sobre a seguinte possibilidade:
- Senhor, com sua inteligência e com a minha beleza teríamos filhos perfeitos.
Ao que Albert contestou:
- Senhorita não pensou na possibilidade do que resultaria da minha beleza com a sua inteligência?

É possível que tudo possa ser descrito cientificamente, mas não teria sentido. É como se uma sinfonia de Beethoven fosse descrita como uma variação nas pressões de onda. Como seria descrita a sensação de um beijo ou o “te amo” de uma criança?

Uma razão por que a matemática goza de especial estima sobre todas as demais ciências, é que suas leis são absolutamente certas e indiscutíveis, enquanto que as das outras são, até certo ponto, debatíveis e com o perigo constante de ser derrotadas por fatos recém descobertos.

A imaginação é mais importante que o conhecimento.

Ante Deus somos todos igualmente sábios, igualmente tontos.

A coisa mais perfeita que podemos experimentar é o misterioso. É a fonte de toda arte e de toda ciência verdadeira.

Não sei com que armamento se combaterá a Terceira Guerra Mundial, mas a Quarta Guerra Mundial será combatida com paus e pedras.

Os grandes espíritos sempre encontrarão violenta oposição por parte dos medíocres. Estes últimos não podem entender quando um homem não sucumbe impensadamente a prejuízos hereditários senão quando, honestamente e com coragem, usa sua inteligência.

É mais fácil destruir um átomo do que um prejuízo.

Só há duas coisas Infinitas: O Universo e a Estupidez Humana, mas não estou muito seguro da primeira. Da segunda pode-se observar como nos destruímos só para demonstrar quem pode mais.

Há duas maneiras de viver uma vida: A primeira é pensar que nada é um milagre, a segunda é pensar que tudo é um milagre. Do que estou seguro é que Deus existe.

Se A é igual ao êxito, então a fórmula é A=X+Y+Z onde:
X é trabalho, Y é lazer e Z é manter a boca fechada.

Quando te sentas com uma linda garota por duas horas, parece como se tivesse passado dois minutos. Quando te sentas em uma estufa quente por dois minutos, parece que se passaram duas horas. Isso é a Relatividade!

O segredo da criatividade está em dormir bem e abrir a mente às possibilidades infinitas. O que é um homem sem sonhos?

Não penso no futuro, pois ele chegará em seu momento.

Espero que não sejamos um sonho que Deus sonha, ou nosso futuro será muito relativo.

===================================================================

AO LONGO DO TEMPO MUITOS HOMENS CONSEGUIRAM ATINGIR O ÊXTASE DA CRIAÇÃO. A ESTES HOMENS DÁ-SE O NOME DE MATEMÁTICOS.

Estas são algumas frases famosas envolvendo a Matemática:

A Matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o Universo. (Galileu)

A geometria é uma ciência de todas as espécies possíveis de espaços. (Kant)

A Matemática apresenta invenções tão sutis que poderão servir não só para satisfazer os curiosos como, também para auxiliar as artes e poupar trabalho aos homens. (Descartes)

O espaço é o objeto que o geômetra deve estudar. (Poincaré)

A Matemática é como um moinho de café que mói admiravelmente o que se lhe dá para moer, mas não devolve outra coisa senão o que se lhe deu. (Faraday)

O céu deve ser necessariamente esférico, pois a esfera, sendo gerada pela rotação do círculo, é, de todos os corpos, o mais perfeito. (Aristóteles)

Os números governam o mundo. (Platão)

A noção de infinito, de que é preciso se fazer um mistério em Matemática, resume-se no seguinte princípio: depois de cada número inteiro existe sempre um outro. (J. Tannery)

Sem os recursos da Matemática não nos seria possível compreender muitas passagens da Santa Escritura. (Santo Agostinho)

A Matemática possui uma força maravilhosa capaz de nos fazer compreender muitos mistérios de nossa fé. (São Jerônimo)

Sem a Matemática, não poderia haver Astronomia; sem os recursos maravilhosos da Astronomia, seria completamente impossível a navegação. E a navegação foi o fator máximo do progresso da humanidade. (Amoroso Costa)

A Geometria faz com que possamos adquirir o hábito de raciocinar, e esse hábito pode ser empregado, então, na pesquisa da verdade e ajudar-nos na vida. (Jacques Bernoulli)

Entre dois espíritos iguais, postos nas mesmas condições, aquele que sabe geometria é superior ao outro e adquire um vigor especial. (Pascal)

A Matemática é a honra do espírito humano. (Leibniz)

Nas questões matemáticas não se compreende a incerteza nem a dúvida, assim como tampouco se podem estabelecer distinções entre verdades médias e verdades de grau superior. (Hilbert)

Os sinais + e - modificam a quantidade diante da qual são colocados como o adjetivo modifica o substantivo. (Cauchy)

Os números são as regras dos seres e a Matemática é o Regulamento do Mundo. (F. Gomes Teixeira)

Zero, esse nada que é tudo. (Laisant)

O livro da natureza foi escrito exclusivamente com figuras e símbolos matemáticos. (Galileu)

Uma verdade matemática não é simples nem complicada por si mesma. É uma verdade. (Emile Lemoine)

O grande arquiteto do Universo começa a parecer-nos um puro matemático. (James Jeans)

Deus é o Geômetra Onipotente para quem o mundo é imenso problema matemático. (Leibniz)

Os conceitos mais simples são os mais abstratos. (Ostwald)

A escada da Sabedoria tem os degraus feitos de números. (Blavatsky)

Na Matemática, se a experiência não intervém depois que se deu o primeiro passo, é porque não é mais preciso. (Pontes de Miranda)

Na Matemática, para saborear com prazer o fruto é preciso conhecer bem as suas raízes.

===================================================================